Inteligência artificial e planejamento urbano

A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma importante ferramenta na área de arquitetura e urbanismo, sendo usada para diversas finalidades, entre elas o planejamento urbano.

Inteligência artificial e planejamento urbano

Devido à dinâmica complexa das cidades modernas e o seu rápido crescimento, esta é uma área que costuma enfrentar grandes desafios. Capaz de analisar grandes conjuntos de dados, identificando tendências e prevendo necessidades futuras, a IA pode facilitar o trabalho dos profissionais e ajudar a desenvolver cidades mais inteligentes, eficientes e sustentáveis. Com isso, vem surgindo uma infinidade de tecnologias, aplicativos e softwares feitos para auxiliar no trabalho de criar centros urbanos mais seguros, inclusivos e que promovam qualidade de vida.

Conheça a seguir alguns usos da IA em prol do planejamento urbano, que já estão em uso ou em desenvolvimento:

Cidades de 15 minutos

Pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, criaram um sistema de planejamento urbano baseado em IA capaz de criar, em segundos, um projeto para uma região baseado no conceito de “cidade de 15 minutos”. A ferramenta foi alimentada com estudos prévios elaborados por humanos e conseguiu compilar as melhores soluções de forma rápida e eficiente.


Prototipagem urbana

A empresa de tecnologia Digital Blue Foam, sediada em Cingapura, criou a Urban Insights, uma ferramenta para prototipagem urbana rápida. Ela funciona absorvendo dados de várias fontes abertas e permite que os urbanistas gerem cenários para uma determinada região ou cidade e comparem as diferentes soluções.


Gêmeos digitais


Empresas de tecnologia estão desenvolvendo “gêmeos digitais” de algumas cidades no mundo, como Wellington, na Nova Zelândia, e Xangai, na China, para criar ferramentas de IA capazes de simular e testar digitalmente as modificações na paisagem urbana antes que elas sejam colocadas em prática, prevendo como as mudanças podem afetar o seu entorno.

 

Redução de ondas de calor


A Tree Canopy, disponível dentro do Environmental Insights Explorer do Google, é uma ferramenta que combina IA com imagens aéreas de cidades para auxiliar na redução dos efeitos das ondas de calor extremas. Com uma visão detalhada das áreas verdes da cidade, os governantes podem planejar melhor onde plantar novas árvores, reduzindo a sensação térmica nos locais mais vulneráveis.

Captura de carbono


Pesquisadores da IBM desenvolveram um processo para identificar, mapear e medir com precisão a quantidade de carbono que as árvores em uma determinada zona podem armazenar. Analisando a espécie, a forma geométrica e o volume de folhagem, esta ferramenta de IA consegue identificar onde certos tipos de árvore seriam mais benéficos, auxiliando na criação de áreas verdes com a função de melhorar a qualidade do ar nas cidades.

Mobilidade urbana

Tecnologias de IA têm sido desenvolvidas para auxiliar na criação de sistemas de transporte inteligentes, otimizando rotas, controlando semáforos e reduzindo congestionamentos. Com dados em tempo real e sistemas de prevenção, elas permitem uma gestão do tráfego mais eficiente e que se adapta às necessidades específicas de cada local.


Mudanças climáticas


Diante de um cenário de aquecimento global, a IA pode ajudar as cidades a responderem com mais eficiência e agilidade aos impactos das alterações climáticas, com modelos de prevenção, avaliação de riscos e sistemas de alerta precoce.

Planejamento participativo

Ferramentas como realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (AR) poderão ser usadas para facilitar a comunicação entre os urbanistas e a população, ajudando os moradores de uma cidade ou bairro a visualizar as mudanças propostas e dar a sua opinião. Desta forma, cria-se um sistema mais participativo e próximo das verdadeiras necessidades dos habitantes daquele local.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.greatest-doctor-in-america.com

Acompanhe as novidades do escritório no Instagram e Linkedin, em @baggioschiavon